Na próxima segunda-feira (15), começa o vencimento da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Minas Gerais. A exemplo das etapas anteriores, o pagamento pode ser realizado nos caixas, terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores credenciados e casas lotéricas. Além disso, a opção de pagamento via Pix está disponível, sendo necessário acessar exclusivamente o site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) em www.fazenda.mg.gov.br.
Escala de vencimento da 3ª parcela do IPVA:
- Finais de placa 1 e 2: 15 de maio
- Finais de placa 3 e 4: 16 de maio
- Finais de placa 5 e 6: 17 de maio
- Finais de placa 7 e 8: 18 de maio
- Finais de placa 9 e 0: 19 de maio
Alerta de golpes com Pix
A SEF adverte que criminosos estão criando sites falsos que imitam a página oficial, com o objetivo de aplicar golpes usando principalmente o Pix. A secretaria destaca que para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou pagar via Pix, os contribuintes devem evitar sites sugeridos nos navegadores de busca, links enviados por aplicativos de mensagens ou e-mails. A maneira mais segura de acesso é digitar o endereço do site oficial e verificar se o destinatário do pagamento é o Estado de Minas Gerais.
Investigação de golpes e orientações
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) já investiga os golpes aplicados pela internet e orienta os cidadãos que encontrarem algum site suspeito a registrarem o fato junto à autoridade policial, indo ao Departamento Estadual de Investigação de Fraudes em Belo Horizonte ou em uma unidade de polícia mais próxima.
A Polícia Civil e a Secretaria de Fazenda informam que não houve vazamento de dados de órgãos oficiais ou invasão dos sistemas. Os golpes ocorrem por meio de sites externos, criados exclusivamente para fins criminosos. Golpes usando o IPVA como pretexto estão sendo identificados não apenas em Minas Gerais, mas em todo o país.
Agentes arrecadadores e pagamento do IPVA
Os agentes arrecadadores credenciados para receber o IPVA são Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, SICOOB e Caixa Econômica Federal. Nestas instituições, é preciso informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) nos terminais de autoatendimento ou caixas. Correntistas podem utilizar o sistema on-line dos bancos para pagar o imposto. Já nas casas lotéricas, é necessário levar o DAE.
Para utilizar o Pix, é preciso acessar o QR Code gerado no DAE, que deve ser emitido exclusivamente no site da Secretaria de Estado de Fazenda, na área do IPVA, escolhendo a opção
Fonte:Plox