No dia 23/11/2022, os vereadores Alexandre Sousa Ferreira, Edson Jorge Ricardo, Fernando Augusto Pereira e Grazielle S. Gardingo Ferreira estiveram reunidos com os servidores da COPASA, Sra. Rosangela de Faria e Coelho (Gerente Distrital), os Engenheiro Eric Medeiros e Rafael Mesquita e o encarregado de sistema local, Sr. Celso B. Martins, para discutirem a situação da serviços do fornecimento de água em Matipó.
Foram expostos pelos vereadores a falta de água constante, a necessidade de investimentos para adequar o sistema à realidade atual da população de Matipó e demais queixas trazidas frequentemente pelos usuários.
De acordo com a Gerente Rosângela, já há um projeto em andamento para construção de um reservatório de agua que irá atender a demanda do município.
Atualmente a bomba de captação de água é flutuante, o que torna desnecessário que seja retirada do rio em caso de aumento das águas, conforme ocorria até a pouco tempo. Todavia, foi explicado que outros problemas podem afetar a captação de agua, como vazamentos e falta de energia elétrica, por exemplo, além do aumento da turbidez da água, que inviabiliza o tratamento.
Assim, ficou acertado que a cada novo andamento do projeto que irá solucionar o problema como um todo (a construção do reservatório, dentre outras medidas) a Câmara de Vereadores será informada para que os vereadores possam repassar a informação aos consumidores.
Sobre a questão do Loteamento Dona Dina (vulgo, loteamento do Jorge) a orientação da Copasa é que, em caso de construção acima de um piso, deverá haver um reservatório no nível da rua e desse seja bombeado para os demais pisos, uma vez que a pressão da agua não comporta jogar do segundo piso em diante. A promessa é que tal problema também será solucionado com a implantação do projeto.
Com relação à Padre Fialho, a Copasa fará teste de intermitência para analisar se realmente os dois poços artesianos utilizados suprem a demanda do distrito e enviará relatório. Se for comprovado a insuficiência, a captação será aumentada, pois atualmente é realizada por 17 hrs/dia, podendo chegar à 24hrs/dia. Além disso, a estruturação de um terceiro poço já está sendo viabilizada com o proprietário da área.
Para o Loteamento Durval de Paula ficou acertado a construção de um reservatório na parte alta e mais abaixo, um booster para bombeamento da água, em local a ser definido pelo município.
Todas as demandas e reclamações foram repassadas aos profissionais que nos atenderam.
Da parte dos vereadores fica o compromisso de continuar a cobrança das melhorias mencionadas, bem como buscar junto ao município o local para a construção da “casa de bombas” para o Loteamento Durval de Paula.
Reiteramos nosso compromisso com a população e agradecemos aos representantes da COPASA pelo esclarecimentos.
Com informações da Camara de Vereadores.