O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) soltou nota sobre a Operação Penalidade Máxima, que vem descobrindo atletas envolvidos em manipulações em partidas da Série A e B do Campeonato Brasileiro. A entidade explicou quais punições podem ser aplicadas aos envolvidos.
Na nota, o STJD informa que está “investigando e apurando todos os casos” da operação do Ministério Público de Goiás, assim como os casos denunciados pela CBF através da Sportradar, que identificou mais suspeitas em jogos nacionais.
O STJD informa ainda que está trabalhando com troca de informações com o MPGO para que todos os envolvidos sejam denunciados e levados a julgamento com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A entidade reforça a nota da CBF sobre não haver hipótese de paralisação das atuais competições nacionais e explica quais sanções podem ser aplicadas a quem tiver comprovada participação no esquema:
“Serão denunciados e punidos com penas de suspensão de 180 a 720 dias, cumulada com multa de até R$ 100 mil e, em casos de reincidência, a eliminação do atleta”, ou seja, jogadores com mais de uma ação no esquema serão banidos do futebol brasileiro.
Hoje em dia