Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza a 8ª edição do Vale do Piranga Leite, nesta quarta-feira (28/6). O evento, gratuito e presencial, reunirá produtores de leite, extensionistas, pesquisadores e estudantes para palestras, orientações técnicas e trocas de experiências sobre o setor.
O encontro técnico acontece a partir das 9h, no Campo Experimental da Epamig em Oratórios (MG), e também conta com realização e organização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite), além das Prefeituras Municipais de Ponte Nova (MG) e Oratórios.
Como em edições anteriores, o 8º Vale do Piranga Leite terá programação composta por atividades durante todo o dia, incluindo uma palestra magna sobre “Qualificação e Modernização da Produção de Leite”, relatos de um extensionista e um produtor rural, além de seis estações técnicas sobre os seguintes temas referentes à bovinocultura de leite: Cultura do Milho; Gestão e Planejamento da Propriedade Rural; Sanidade Animal; Nutrição Animal; Legalização da Agroindústria; Melhoramento Animal.
“O evento é tradicional e tem crescido a cada ano, sendo bastante aguardado pelos produtores da Zona da Mata. Então, nosso intuito é continuar reforçando e atualizando alguns conteúdos importantes para o dia a dia de quem produz leite e também propor novos assuntos e ideias. Buscamos, assim, trazer informações, proporcionar trocas de experiência e explorar alternativas que motivem os produtores a seguirem na atividade”, destaca o coordenador de transferência e difusão de tecnologia da Epamig Sudeste, e um dos organizadores do evento, Fábio Daniel Tancredi.
Segundo ele, além de sediar o encontro técnico, a Epamig contribuirá com a transferência de tecnologias e conhecimentos com o objetivo de auxiliar os produtores de leite a aumentarem a produtividade, eficiência e, conseqüentemente, o retorno financeiro em suas propriedades. Tancredi antecipa que as expectativas são de um público grande para 2023.
“No ano passado tivemos cerca de 250 participantes e nossa meta para esta edição é ultrapassar essa marca”, detalha Fábio, que completa explicando: “Uma novidade para este ano foi que conseguimos apoio da regional da Emater-MG em Viçosa (MG), que divulgou o evento para produtores daquela região. Então também estamos contando com a presença desse novo público, para mostrarmos os trabalhos da Epamig e começarmos a conquistar novos interessados”.
De acordo com a organização, o evento vai oferecer transporte para as estações técnicas, além de um almoço gratuito. As inscrições serão realizadas no local do evento. Mais informações pelos telefones (31) 3891-2646 e (31) 3817-1556.
Agência Minas